A Televisão, Educação e a Criança

Nos dias atuais, TV, crianças e escola têm sido um tema muito debatido e objeto de repercussão. É importante refletir e pesquisar muito sobre essa temática. Assim, podemos analisar como as crianças pesam sobre a TV. Como será que elas encaram os eventos diários e os heróis e vilões que passam na telinha e trazendo toda uma magia que contagiam e apaixonam nossas crianças. É importante pensar que se faz necessário como as escolas tem reagido aos conteúdos que são oferecidos pela TV. Como podemos pensar que a escola vem reagindo com os conteúdos veiculados pela TV? Podemos pensar que a escola explora a TV como uma ferramenta paralela ou um adversário?

Podemos imaginar que nós como professores em formação conseguimos reconhecer a TV como um meio de influência em diversos âmbitos da vida na sociedade. Mas será que a escola ou os seus responsáveis conseguem compreender que nem tudo que estar sendo ofertado ali é útil para o desenvolvimento sadio das crianças? Devemos repensar sobre os conteúdos que são ofertados. Atualmente, a TV mudou seu conteúdo, antes, tínhamos uma longa faixa destinada para as crianças e hoje essa faixa são ofertados conteúdos adultos e na maioria das vezes violento. É preciso estudar a TV e estudar de forma intensa.

Devemos pensar que a televisão interfere diretamente no trabalho que poderá ser desenvolvido na escola? É preciso compreender essa interferência e buscar no ambiente escolar estratégia para seguir um novo caminho? A escola pode mudar a forma das crianças verem TV? Estamos tratando de um tema bastante complexo, mas devemos levar em conta a importância e o quanto significa as mais variáveis e a forma como se comporta, pensar como esses conhecimentos requeridos podem gerar dificuldades metodológicas e como elas estão envolvidas. Creio que este assunto não está sendo explorado como deve ser, é importante refletir que a TV é um aliado, porém pode ser tornar um grande inimigo. A escola precisar buscar ter uma posição mais ativa e buscar metodologias para compreender melhor a interferência que a TV tem na vida social e buscar estratégias para melhor contribuir na formação dos alunos.

Essa reflexão foi feita com base no artigo “A televisão e a criança”, onde trata sobre as controvérsias e carência de solução neste tema, deixo para vocês uma excelente opção de leitura.

Publicado por Fernando Guerra

Estudante de Computação, apaixonado por musculação, Cristão Católico, um eterno aprendiz!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora